Minha Casa Pre Fabricada

Programa Future Fuel avança no Congresso brasileiro

A Câmara aprovou na quarta-feira um projeto de lei sobre o programa “Combustível Futuro”, que aumentará a mistura de etanol na gasolina para 27 por cento dos atuais 22 por cento, reduzindo assim as emissões de gases de efeito estufa do combustível.

O projeto também prevê um aumento gradual na quantidade de biodiesel misturado ao diesel vendido aos consumidores. dos actuais 14% para até 20% a partir de Março de 2030.

O projeto foi aprovado por ampla maioria, com 429 votos a favor e 19 contra. A maior parte da oposição veio de apoiadores ferrenhos do ex-presidente de extrema direita Jair Bolsonaro. Todos os três membros do partido libertário Novo também votaram não.

O projeto de lei também exige que as companhias aéreas reduzam as emissões de gases de efeito estufa a partir de 2027, mas não estabelece metas percentuais para o uso de Combustível de Aviação Sustentável (SAF). Em vez disso, exige que as companhias aéreas reduzam as suas emissões em 10% até 2037.

Se o projeto também for aprovado no Senado, poderá ser um grande impulso para a indústria brasileira de etanol. O país já é um dos maiores produtores mundiais de etanol e o aumento da taxa de mistura criaria ainda mais procura.

A indústria do etanol e dos biocombustíveis tem sido alvo de intenso lobby e pressão política. Em novembro, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou resolução permitindo a utilização de biodiesel importado na mistura obrigatória com diesel fóssil; no mês seguinte, o governo recuou sob pressão da associação brasileira da indústria de óleos vegetais e suspendeu as importações.

O debate sobre a transição energética também opõe o lobby agrícola (que favorece o etanol) ao lobby dos combustíveis fósseis.

O deputado Tarcísio Motta, do Partido Socialismo e Liberdade, de esquerda, disse na Câmara que as disposições do projeto de lei sobre captura de carbono abririam uma brecha para as empresas continuarem poluindo.



Com informações de Brazilian Report.

Minha Casa Pre Fabricada

Similar Posts