Minha Casa Pre Fabricada

Um líder golpista – O Relatório Brasileiro

A boca grande de Jair Bolsonaro talvez seja seu pior inimigo.

Nesse período, Bolsonaro ficou conhecido como um presidente que nutria desejos golpistas. Além de ser um apologista da ditadura militar brasileira (e de outras), o ex-chefe de Estado sempre fazia discursos inflamados aos seus apoiadores que representavam uma ameaça à democracia brasileira.

Ele sempre levou a retórica ao limite, com metáforas sugerindo que a “corda” da democracia estava “esticada” até o limite. Seus fãs, que não hesitaram em exigir a intervenção militar no Brasil, achavam que o presidente pensava como eles.

As coisas ficariam feias para Jair depois que ele (relutantemente) deixasse o cargo em 2022. Embora ele nunca tenha reconhecido adequadamente a vitória eleitoral de Lula, ele não era mais presidente em janeiro de 2023, uma posição que o colocaria sob imensa pressão, pois poderia ser processado sem imunidade. .

Porém, apesar dos riscos e das investigações concretas lançadas contra ele desde que deixou a presidência, Bolsonaro não conseguiu ficar de boca fechada. O último exemplo ocorreu em fevereiro deste ano, durante um comício de seus apoiadores em São Paulo.

Diante de bolsonaristas apaixonados, seu líder supremo fez comentários que contradiziam suas declarações anteriores sobre desconhecer um projeto de decreto golpista a ser executado após a derrota nas eleições de 2022. Na verdade, ele até mencionou que algumas ações não foram tomadas, o que é muito diferente de simplesmente negar o conhecimento.

Para algumas autoridades, incluindo o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, essas declarações “pareciam” uma confissão de um plano golpista e poderiam fortalecer os argumentos daqueles que querem ver o ex-presidente atrás das grades. Mais uma vez, ninguém além de Jair Bolsonaro é responsável por colocar Jair Bolsonaro em uma situação difícil.

Confira a criação deste cartoon na conta TikTok do The Brazilian Report (@brazilianreport).



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts