Minha Casa Pre Fabricada

Petrobras elege Chambriard como novo presidente

O conselho da gigante petrolífera brasileira Petrobras elegeu na sexta-feira Magda Chambriard como a nova CEO da empresa controlada pelo governo, substituindo Jean Paul Prates.

Segundo comunicado, Chambriard também assumiu imediatamente assento no conselho, sem necessidade de aprovação dos acionistas.

Em março, Prates disse nas redes sociais que o conselho da Petrobras se posicionou “orientado pelo presidente [Luiz Inácio Lula da Silva]”, na decisão de reter os dividendos extraordinários da empresa. A decisão gerou uma queda nas ações da Petrobras e rumores de que Prates seria demitido.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse posteriormente em entrevista coletiva que “a alegação de que o presidente Lula participou” da decisão era “infundada”.

O Sr. Prates se opôs publicamente à retenção dos dividendos e se absteve de uma votação na qual membros do conselho nomeados pelo governo rejeitaram uma proposta de pagamento de dividendos extraordinários que os acionistas esperavam. Os acionistas acabaram decidindo pagar os dividendos conforme proposto por Prates.

Mesmo assim, o Sr. Prates foi demitido. As ações da Petrobras voltaram a despencar após o anúncio abrupto de sua demissão.

Prates caiu depois de perder uma batalha política com Silveira e o Chefe de Gabinete Rui Costa, que querem mais controle governamental sobre a empresa. Como O Relatório Brasileiro explicou, a substituição do CEO da Petrobras se soma à tentativa de Lula de interferir na gigante da mineração Vale meses antes.

A Sra. Chambriard iniciou sua carreira na Petrobras em 1980. Ela é formada em engenharia civil e possui mestrado em engenharia química. Anteriormente também atuou como diretora da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

A administração Lula também está a pressionar a Petrobras a explorar petróleo na chamada Margem Equatorial, que se acredita ser uma das novas fronteiras petrolíferas mais promissoras do mundo – embora quaisquer operações naquela região estariam repletas de riscos ambientais.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts