Minha Casa Pre Fabricada

Lula quer nova rodada de negociações trabalhistas para entregadores

O ministro do Trabalho do Brasil, Luiz Marinho, disse na quarta-feira que o governo solicitará uma nova rodada de negociações com aplicativos de entrega de alimentos e mercadorias, a fim de elaborar um projeto de lei com regulamentações para trabalhadores temporários.

No início deste mês, o governo federal apresentou ao Congresso um projeto de lei com novas regulamentações e proteções trabalhistas para motoristas de aplicativos de carona como o Uber, mas o projeto não inclui trabalhadores de plataformas de entrega de alimentos.

“Vamos iniciar uma nova rodada de negociações com as empresas, vamos ligar para elas e oferecer a oportunidade de ver se a conversa sobre aceitar negociações é real”, disse Marinho em entrevista à rádio. “É o caso do iFood, por exemplo.”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou publicamente o iFood, a principal plataforma de entrega de alimentos do Brasil, por supostamente se recusar a concordar com as negociações. O projeto de lei deveria inicialmente incluir regras para aplicativos de entrega de alimentos.

“As plataformas de entrega, na prática, acabaram quebrando o processo de negociação”, disse hoje Marinho. “Eu seguro [them] inteiramente responsável. Eles precisam voltar para a mesa.”

Marinho enfatizou que o projeto de lei apresentado há duas semanas é resultado de um grupo de trabalho com representantes de motoristas e empresas de aplicativos, e não de autoria exclusiva do governo federal. Ele acrescentou que “não foi fácil” fazer com que a Uber e a 99 negociassem e concordassem com uma proposta. A Uber apoia publicamente o projeto.

Marinho disse ainda que o iFood discorda das despesas previdenciárias propostas pelo governo.

iFood não respondeu imediatamente O Relatório Brasileiro para comentar. A empresa disse anteriormente que o governo deu prioridade aos aplicativos de carona, mas não tocou no assunto de despesas previdenciárias.

O projeto de lei sobre aplicativos de carona ainda não teve relator na Câmara —parlamentar responsável por apresentar o relatório para votação.



Com informações de Brazilian Report.

Minha Casa Pre Fabricada

Similar Posts