Minha Casa Pre Fabricada

Em Davos, presidente do Supremo Tribunal Federal diz que gangue pode assumir o controle da Amazon

O presidente da Suprema Corte do Brasil, Luís Roberto Barroso, disse a repórteres brasileiros à margem do Fórum Econômico Mundial em Davos na quarta-feira que o Brasil “corre o risco de perder a soberania” sobre a Amazônia para o crime organizado.

“O crime organizado começa a ficar mais ousado, como aconteceu recentemente no Equador, e a contaminar os espaços políticos”, disse o ministro Barroso à CNN Brasil. “Precisamos pensar em estratégias para evitar que o crime organizado saia do controle no Brasil.”

“O crime está começando a se espalhar pela Amazônia”, acrescentou. “O Brasil corre o risco de perder a soberania sobre a Amazônia não para outro país, mas para o crime organizado. Aí temos garimpo ilegal, extração ilegal de madeira, grilagem de terras, queimadas irregulares, e agora [the region] está se tornando uma rota para o tráfico de drogas”.

Como O Relatório Brasileiro explicou no passado, a chamada “rota do Solimões” tem sido fortemente explorada por gangues de traficantes que trazem cocaína do Peru para o Brasil através da porção superior do rio Amazonas, onde é conhecido como rio Solimões. As drogas são então enviadas para o leste, para Manaus, e para os principais portos do Norte e Nordeste do Brasil.

O tráfico de drogas na Amazônia atingiu níveis tais que, em 2015, a polícia do estado do Pará apreendeu um submarino de 17 metros que se acredita ter sido usado por gangues para transportar drogas.

No final de 2022, a polícia do estado do Amazonas prendeu Clemilson dos Santos Farias, suspeito de ser o líder regional da quadrilha criminosa Comando Vermelho. Farias foi apelidado de “McPato do Tio Patinhas” por causa de sua riqueza.

O Comando Vermelho é o grupo criminoso organizado mais antigo do país e foi descrito como uma “ameaça nacional e transnacional considerável” pelo InSight Crime, um grupo de reflexão que realiza pesquisas sobre organizações criminosas.

Nos últimos anos, o Comando Vermelho se envolveu em conflitos com o Primeiro Comando da Capital — um enorme sindicato do crime criado no estado de São Paulo, que o governo dos EUA descreve como “o mais poderoso grupo do crime organizado no Brasil e entre os mais poderoso no mundo.”



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts