Minha Casa Pre Fabricada

Madonna recebe “moção de censura” de políticos brasileiros

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara aprovou uma moção de censura contra as estrelas pop Madonna, Anitta e Pablo Vittar pela participação em um grande show realizado na Praia de Copacabana no dia 4 de maio.

O show gratuito de Madonna no Rio foi o último da The Celebration Tour, a 12ª turnê de sua carreira. O show foi patrocinado pelo Itaú, o maior banco privado do Brasil, e fortemente divulgado. Também foi ao ar na rede de TV.

Os cantores brasileiros Anitta e Pablo Vittar foram convidados ao palco. Durante o sucesso de Madonna em 1990, ‘Vogue’, Anitta ergueu cartazes avaliando o desempenho dos dançarinos. Esse papel foi desempenhado por diversas pessoas durante a turnê, como Salma Hayek durante o show de Madonna na Cidade do México.

Pablo Vittar dançou com Madonna ao som de seu hit de 2000, ‘Music’, enquanto ambos usavam camisas amarelas semelhantes às usadas pela seleção brasileira de futebol.

O show de Madonna no Rio tornou-se alvo da interminável guerra cultural da extrema direita, especialmente nas redes sociais. Parlamentares de extrema direita argumentaram em sua moção que o concerto “difamou (…) a fé da maioria da população brasileira” e teve um “forte tom erótico”.

Este não é o primeiro capítulo da oposição da extrema direita brasileira à megaestrela pop. A Revista Piauí mostrou que o governo de extrema direita de Jair Bolsonaro removeu uma pergunta contendo a letra de ‘Papa Don’t Preach’ (1986) de Madonna da edição de 2019 do vestibular nacional do Brasil, Enem.

A moção de censura foi aprovada pela comissão na quarta-feira sem votação formal. A deputada esquerdista Sâmia Bomfim, porém, manifestou sua discordância. Ela disse que o show foi transmitido a partir das 23h de um sábado à noite e, portanto, “se alguém não quiser ver aquele conteúdo, basta mudar de canal”.

O deputado Allan Garcês disse que o governador Cláudio Castro e o prefeito Eduardo Paes também deveriam ser punidos por darem apoio dos governos estadual e municipal ao concerto. Por sugestão de Sra. Bomfim, ele propôs que fossem incluídos na moção, com a qual a autora, a deputada Chris Tonietto, concordou.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts