Minha Casa Pre Fabricada

Musk, Moraes e a batalha pela liberdade de expressão

Em 8 de abril, Elon Musk, o famoso proprietário do X (antigo Twitter), acusou Alexandre de Moraes, juiz do Supremo Tribunal Federal do Brasil, de violar a liberdade de expressão.

Ele rotulou o juiz Moraes de “ditador brutal” por suspender contas na sua plataforma de redes sociais – embora Musk não tenha mencionado que as contas em questão estão sujeitas a investigações relacionadas com crimes graves, como a derrubada violenta do Estado democrático de direito.

Supostamente provando suas alegações de censura, o Sr. Musk “revelou” algumas das decisões do ministro Moraes.

A situação logo se agravou, com o juiz respondendo no Twitter e, mais importante, adicionando Musk a uma investigação em andamento que visa avaliar o funcionamento das organizações de desinformação digital no Brasil – e suas muitas repercussões, como o potencial envolvimento na tentativa de golpe de Estado. 8 de janeiro de 2023.

Seguindo a questão, um comitê seleto do Congresso dos EUA divulgou um relatório em 17 de abril destacando o que enquadrou como o uso da censura pelo Brasil para controlar o discurso de “ódio” e manter a “ordem”. O documento criticava o governo dos EUA por não abordar essas questões e acusava o Brasil de não defender a liberdade de expressão.

O relatório documentou “esforços de censura” direcionados a mais de 300 contas online, incluindo as de figuras políticas e jornalistas de alto perfil, e traça paralelos com o que entende como táticas repressivas semelhantes usadas nos EUA. 49…



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts