Minha Casa Pre Fabricada

Rio de Janeiro testa drones para reflorestar áreas urbanas degradadas

A cidade do Rio de Janeiro decidiu testar drones da startup francesa Morfo para reflorestar espaços verdes urbanos degradados como parte dos esforços locais para acelerar a recuperação dessas áreas e mitigar os efeitos das recentes ondas de calor. O projeto piloto terá como alvo a Floresta da Posse, em Campo Grande, zona oeste da cidade.

Os drones da Morfo serão usados ​​em áreas de difícil acesso onde agentes que trabalham com o programa de reflorestamento do Rio Refloresta Riotenho dificuldade em chegar.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula, os impactos positivos da iniciativa virão em dois a cinco anos, tempo necessário para o crescimento de novas árvores. A prefeitura municipal está investindo R$ 27 mil neste primeiro projeto com o Morfo.

Como mostrado em O Relatório Brasileiro, A tecnologia da Morfo permite mapear e iniciar o reflorestamento de uma grande área em questão de semanas, utilizando um sistema até 50 vezes mais rápido que as técnicas tradicionais.

Outra vantagem do uso da tecnologia da Morfo é a gama de espécies nativas que podem ser utilizadas: pelo menos 20 espécies nativas podem ser plantadas a um custo até cinco vezes mais barato que os métodos tradicionais — não só pela rapidez de plantio, mas também porque o plantio com sementes elimina a necessidade de criar e manter um viveiro.

Como as sementes levam de quatro a seis meses para se transformarem em mudas, muitas vezes causam atrasos nos planos de reflorestamento. Para contornar isso, a Morfo desenvolveu um método para produzir o que chama de “cápsulas”, que são sementes pré-germinadas de diferentes espécies enriquecidas com microrganismos protetores.

Um drone pode ser carregado com 3.000 a 4.000 cápsulas e lançar 180 delas por minuto. Eles são semeados de acordo com um padrão de plantio pré-determinado que somente os drones podem seguir.

Outro ponto crítico é que com o projeto o Rio começará a digitalizar as áreas a serem reflorestadas, o que é essencial não só para o acompanhamento do processo, mas também para o planejamento de novas ações.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts