Minha Casa Pre Fabricada

Brasil reduz taxa de desmatamento na Amazônia em 22%

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) do Brasil revelou na quarta-feira dados consolidados que mostram uma redução de 21,8 por cento no desmatamento da Amazônia de agosto de 2022 a julho de 2023. O desmatamento no período atingiu 9.064 quilômetros quadrados, uma área cerca de 40 por cento maior que o estado de Delaware.

A redução divulgada hoje é semelhante à estimativa de 22,3 por cento anunciada em Novembro para o mesmo período.

O Inpe opera dois programas satélites de monitoramento do desmatamento, denominados Prodes e Deter. O Prodes produz dados anuais de desmatamento de alta precisão com imagens de maior qualidade, enquanto o Deter fornece alertas diários para apoiar os órgãos ambientais e policiais locais.

Dados do Deter também divulgados hoje mostraram que o desmatamento na Amazônia continuou diminuindo, com redução de 55% no período de agosto de 2023 a abril de 2024 em comparação aos 12 meses anteriores. Essa foi a menor taxa de desmatamento do período nos últimos dez anos.

O desmatamento também diminuiu 9,2% nos dois estados que compõem o bioma Pantanal.

Por outro lado, na entrevista coletiva de hoje, o coordenador do programa do Inpe, Cláudio Almeida, também apresentou dados do Deter indicando uma taxa de crescimento de 27%. aumentar no desmatamento na savana do Cerrado brasileiro de agosto de 2023 a abril de 2024 em comparação com o período de 12 meses anterior.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que o resultado aproxima o Brasil de sua meta de desmatamento zero até 2030 e que “o clima é nosso maior patrimônio”.

“Queremos alcançar resultados igualmente positivos para o Cerrado”, acrescentou.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts