Minha Casa Pre Fabricada

O novo projeto de lei de adaptação climática do Brasil é um fracasso

O Senado do Brasil aprovou na quarta-feira um projeto de lei sem brilho com regulamentações para planos de adaptação às mudanças climáticas, um sinal da falta de ação do país sobre o assunto, reconhecido por nada menos que o líder do Senado do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Como O Relatório Brasileiro mostrou em seu boletim informativo Brazil Daily, dados do Ministério de Ciência e Tecnologia destacam que 72% dos 5.570 municípios do Brasil enfrentam um risco médio a muito alto de enfrentar inundações nos próximos anos. E essa é a mais otimista das projeções do ministério.

Desde 2019, mais de 60% das cidades brasileiras enfrentaram algum tipo de emergência causada por eventos climáticos extremos, segundo dados compilados no final do ano passado pelo think tank Instituto Talanoa, a pedido do O Relatório Brasileiro.

A falta de preparação do Brasil para enfrentar níveis anormais de chuvas foi exposta nas últimas semanas, após chuvas recordes no estado do Rio Grande do Sul. Mais de 150 pessoas morreram, mais de 620 mil foram forçadas a abandonar as suas casas e a infra-estrutura do estado foi gravemente prejudicada. Especialistas acreditam que o cenário pós-crise exigirá o maior esforço de reconstrução já realizado na história brasileira.

“Apesar da existência de um Plano Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas, o país carece de legislação que estabeleça diretrizes gerais para os governos federal e locais prepararem e revisarem seus planos de adaptação, e que os incentive a desenvolvê-los e implementá-los”, disse Jaques Wagner, o do governo…



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts