Federais realizam operação para prender fugitivos do 8 de janeiro
A Polícia Federal do Brasil realizou na quinta-feira uma operação para prender fugitivos como parte da investigação dos distúrbios de 8 de janeiro de 2023.
Segundo os federais, mandados de prisão foram emitidos em 19 estados, incluindo a capital Brasília.
Mais de 200 réus, diz o comunicado, “não cumpriram deliberadamente as medidas cautelares judiciais ou fugiram para outros países”.
De acordo com o comunicado, os federais conseguiram prender 45 pessoas até o final da manhã de quinta-feira e procuravam outras 163 condenadas ou sob investigação criminal.
A investigação em andamento da Polícia Federal tem como alvo vândalos, patrocinadores, policiais e agentes de segurança negligentes e aqueles que incitaram os crimes cometidos durante a invasão de prédios que abrigam os três poderes do governo no início de 2023.
Os motins de 8 de janeiro foram perpetrados por apoiantes do antigo presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro, que perdeu a sua tentativa de reeleição no final de 2022. Eles estavam a tentar criar as condições para um estado de emergência que acreditavam que permitiria aos militares restaurar Senhor Bolsonaro ao poder.
Em abril de 2023, o deputado Marcelo Crivella, pregador cristão evangélico e aliado de Bolsonaro, apresentou um projeto de lei concedendo anistia aos manifestantes do 8 de janeiro. Ontem o projeto recebeu um novo relator, o legislador responsável pelo projeto que efetivamente será votado. O relator, deputado federal Rodrigo Valadares, é um firme defensor de Bolsonaro.