Minha Casa Pre Fabricada

Após máximas de 2023, desmatamento do Cerrado cai em janeiro

Durante a maior parte de 2023, o governo brasileiro ostentou números estelares de desmatamento… para a Amazônia. A taxa de destruição da floresta tropical foi reduzida pela metade no ano passado, enquanto o governo Luiz Inácio Lula da Silva trabalhava para restaurar a capacidade do país de fazer cumprir as leis ambientais.

Mas os resultados para outros biomas foram muito menos brilhantes – e isso foi especialmente verdadeiro para a savana do Cerrado, que se tornou o foco de desmatamento do país. Em 2023, o desmatamento no bioma aumentou 43%.

Em janeiro deste ano, no entanto, os números do desmatamento no Cerrado foram muito mais encorajadores do que nos meses anteriores, caindo 48% em relação a dezembro, segundo dados divulgados quinta-feira pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), uma ONG ambiental.

Mas o otimismo deve ser encarado com cautela. O valor foi o mais baixo dos últimos 11 meses, mas ainda 10% superior ao de janeiro de 2023.

No primeiro mês do ano, foram desmatados 51 mil hectares. Para colocar isto em perspectiva, esta área é aproximadamente três vezes o tamanho de Washington DC

Além disso, ainda não está claro se a redução é um subproduto da ação governamental. Ou se isso aconteceu. “Estamos passando por período de chuvas no bioma, o que dificulta [for satellites] para…



Com informações de Brazilian Report.

Minha Casa Pre Fabricada

Similar Posts