Minha Casa Pre Fabricada

Ele assassinou Chico Mendes e depois se tornou líder político

Normalmente, a nomeação de um pastor cristão evangélico como presidente local de um grande partido político na pequena cidade de Medicilândia, no norte do Brasil, não seria notícia nacional.

Mas o Partido Liberal de extrema direita do ex-presidente Jair Bolsonaro e sua escolha de nomear o Pastor Daniel como chefe do partido na cidade de 32 mil habitantes causou um certo escândalo – tanto que o presidente nacional do Partido Liberal teve que intervir e desfazer a nomeação .

O problema é que o pastor Daniel, cujo nome verdadeiro é Darci Alves Pereira, é um assassino condenado, tendo sido sentenciado a 19 anos de prisão em 1990 por confessar ter matado o líder ambientalista Chico Mendes dois anos antes. O assassinato causou tanto choque que chegou à primeira página do The New York Times.

O Sr. Pereira passou um total de mais de 12 anos preso por seu crime, sendo libertado em 2004.

Seringueiro, sindicalista e ambientalista, Chico Mendes lutou para mudar a forma como o Brasil utilizava suas florestas. Um dos primeiros proponentes do conceito de desenvolvimento sustentável na Amazônia – criar riqueza a partir da floresta sem cortar árvores – ele é parcialmente responsável pelo modelo de preservação ambiental empregado hoje pelo governo brasileiro.

O seu assassinato em 1988 fez dele um símbolo da luta contínua pela conservação ambiental e pela justiça social na Amazónia, onde o seu legado perdura como um lembrete da necessidade crítica de proteger ecossistemas vitais e as comunidades que deles dependem.

A morte de Chico Mendes

No ano de sua morte, Chico Mendes esteve envolvido na criação das primeiras reservas extrativistas do Brasil, que são áreas de floresta tropical protegida onde apenas a comunidade local pode praticar práticas tradicionais como colheita de plantas e caça.

“Casando preservação com desenvolvimento, o modelo provou que é possível viver [in protected areas] e prosperar economicamente, sem ter que se engajar no desmatamento”, diz a ativista Ângela Mendes, uma das filhas do falecido ambientalista, em declarações ao O Relatório Brasileiro.

Mas a criação de uma dessas reservas, perto da cidade natal de Mendes, Xapuri, no estado amazônico do Acre,…



Com informações de Brazilian Report.

Minha Casa Pre Fabricada

Similar Posts