Minha Casa Pre Fabricada

Fenômeno do “atacarejo” brasileiro ainda não atingiu seu pico

Fenômeno “atacarejo” brasileiro ainda não atingiu seu pico

Uma característica específica dos parques comerciais brasileiros floresceu no ano passado, mas os analistas acreditam que pode continuar a crescer. É chamado atacarejo – uma mala de viagem de “atacado”(atacado) e“varejo”(varejo) que é usado para descrever um tipo de loja que oferece as vantagens de compra a granel de um cash-and-carry para clientes tradicionais de supermercados.

Situação atual. De acordo com a NielsenIQ (NIQ), que monitora mais de 1 milhão de pontos de venda no Brasil, o segmento viu suas vendas aumentarem 14,4% em 2023 em relação ao ano anterior, acima do crescimento médio do varejo alimentar de 10,9%.

  • Depois de um início atribulado, com o segmento registrando a primeira queda nas vendas mesmas lojas em abril na região Sudeste do país, como nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro — que têm mais lojas desse tipo — os atacarejos voltaram no caminho do crescimento.
  • O aumento dos preços dos alimentos no caixa (7,5%) foi importante para impulsionar o resultado do ano passado.

Seja esperto. Diferentemente dos anos anteriores, porém, fatores como a flexibilização inflacionária, um mercado de trabalho resiliente e o maior poder aquisitivo dos brasileiros, impulsionado por programas de transferência de renda e pelo crescimento da massa salarial dos trabalhadores, também contribuíram para aumentar o volume de produtos adquiridos (7,6%). . Ou seja, os brasileiros conseguiram comprar mais itens a cada visita a essas lojas.

O que eles estão dizendo.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts