Minha Casa Pre Fabricada

A batalha pelos custos do tráfego é uma ameaça à neutralidade da rede do Brasil?

Quando a cobertura da Internet atingiu quase 90% dos domicílios brasileiros em 2021, o consumo de dados disparou. O último Relatório de Mobilidade da Ericsson descobriu que o tráfego móvel no Brasil cresceu 33 por cento entre o segundo trimestre de 2022 e o segundo trimestre de 2023. Mas as grandes empresas de tecnologia e empresas de telecomunicações debatem agora quem arcará com o custo da expansão da infraestrutura necessária para suportar todo esse tráfego.

Situação atual. Na abertura do Futurecom, um dos principais eventos de tecnologia do Brasil, no início deste mês, operadoras de telecomunicações e empresas de tecnologia decidiram lavar a roupa suja em público.

A luta. As empresas de telecomunicações argumentaram que precisam de lucros mais elevados para compensar os investimentos na expansão da capacidade da rede. Por outro lado, as grandes empresas tecnológicas acusadas de causar sobrecarga de dados dizem que não devem ser responsabilizadas pela forma como os consumidores se comportam.

  • As operadoras de telecomunicações insistem em cobrar das Big Techs pelo tráfego excessivo de dados causado por essas empresas, que representam mais de 50% de todo o tráfego de rede no Brasil.

Situação atual. Grandes empresas de tecnologia, incluindo Netflix, Google, Meta e Amazon, são principalmente…



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts