Minha Casa Pre Fabricada

Travessuras de Milei levam Brasil a convocar embaixador na Argentina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva do Brasil chamou de volta seu embaixador na Argentina, Julio Bitelli, enquanto as tensões aumentam entre as duas maiores economias da América do Sul em meio à discórdia política entre o líder de centro-esquerda do Brasil e o presidente libertário da Argentina, Javier Milei, que assumiu o cargo em dezembro de 2023.

A agenda pública do chanceler brasileiro Mauro Vieira indica um encontro com o Sr. Bitelli na manhã desta segunda-feira para discutir “os principais temas da relação entre Brasil e Argentina com interlocutores do governo brasileiro”, conforme informou o governo. O Relatório Brasileiro. O gabinete do Sr. Vieira acrescentou que o Sr. Bitelli retornará a Buenos Aires na próxima semana.

O retorno temporário do embaixador a Brasília equivale a uma severa repreensão diplomática, refletindo a extensão da indignação do Brasil com as palhaçadas diplomáticas do Sr. Milei, que datam de antes de sua posse.

Durante a campanha eleitoral, o Sr. Milei chamou o presidente brasileiro de “comunista” e “vigarista”. Lula e membros de seu governo apoiaram abertamente o oponente do Sr. Milei, o ex-ministro da Economia Sergio Massa, e expressaram preocupações sobre a potencial liderança do Sr. Milei.

Depois que o Sr. Milei venceu a eleição, Paulo Pimenta, então secretário de imprensa do governo brasileiro, sugeriu que Lula não deveria se envolver com o líder argentino sem primeiro receber um pedido de desculpas, um sentimento que muitos viram como representativo da opinião do próprio Lula.

Pouco depois de assumir o cargo, a equipe do Sr. Milei tentou



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts