Minha Casa Pre Fabricada

Reeleição como bode expiatório dos problemas políticos do Brasil

A mudança das regras eleitorais é uma das medidas mais comuns adotadas pelo Congresso brasileiro em resposta a crises de representação.

Os partidos políticos e o Congresso foram as instituições menos confiáveis ​​entre as apresentadas aos entrevistados em uma pesquisa de julho de 2023.

Mas a mudança das regras do jogo (que aconteceu, em média, a cada seis meses ao longo da última década) é também uma resposta aos próprios interesses dos legisladores.

Atualmente, o Senado discute a publicação de um novo código eleitoral para consolidar e atualizar regras que atualmente estão espalhadas por pelo menos seis leis diferentes. Novas regras também estão sendo debatidas, como a obrigatoriedade de os militares se aposentarem antes de concorrerem a cargos públicos —uma forma de reduzir a politização dos quartéis.

Na esteira dessas discussões, algumas propostas buscam proibir a reeleição de presidentes, governadores e prefeitos — ao mesmo tempo em que alteram a duração de seus mandatos — e unificar os ciclos eleitorais do país, que possuem disputas gerais (federais e estaduais) e municipais. ocorrendo com dois anos de intervalo.

A possibilidade de reeleição foi consagrada na Constituição do Brasil em 1997, cerca de uma década após o retorno à democracia. Agora, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, colocou o fim desse dispositivo como prioridade de sua agenda 2024.

A reeleição tornou-se o bode expiatório dos problemas políticos do Brasil, com aqueles que são contra dizendo que a busca por um novo mandato significa que os titulares têm pouco incentivo para pressionar por reformas impopulares, mas necessárias.

Mas os analistas veem segundas intenções por trás da pressão para cancelar a reeleição. Em primeiro lugar, se a actual proposta fosse aprovada, os membros do Congresso veriam os seus próprios mandatos alargados – de quatro para cinco anos para os membros da Câmara e de oito para dez para os senadores – antes do mesmo…



Com informações de Brazilian Report.

Minha Casa Pre Fabricada

Similar Posts