Minha Casa Pre Fabricada

Prefeito do cinturão da soja é suspenso por atividade criminosa

O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, tomou posse na manhã desta terça-feira como prefeito interino após Emanuel Pinheiro ter sido suspenso do cargo por decisão judicial sob suspeita de fraude.

Cuiabá, uma cidade de 650 mil habitantes, é a capital do estado de Mato Grosso, o maior centro produtor de soja do Brasil.

Os promotores e a polícia solicitaram aos juízes que suspendessem o Sr. Pinheiro do cargo no âmbito de uma investigação por fraude nos serviços de saúde da cidade.

A Prefeitura de Cuiabá disse O Relatório Brasileiro que o Sr. Pinheiro foi oficialmente notificado da decisão judicial na tarde de segunda-feira e, cumprindo a decisão judicial, não compareceu hoje à prefeitura.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso, órgão fiscalizador dos gastos públicos, identificou um total de R$ 1,2 bilhão (US$ 240 milhões) em recursos desviados. O relatório é citado na decisão do juiz superior Luiz Ferreira da Silva para justificar a urgência da suspensão de Pinheiro do cargo.

Há “provas suficientes”, escreveu o juiz, para identificar os réus como “supostos integrantes de organização criminosa que tem por objetivo a prática reiterada de crimes contra o erário do Município de Cuiabá”.

Pinheiro, membro do centrista Movimento Democrático Brasileiro (MDB), foi reeleito no final de 2020 para um mandato de quatro anos. Ele já havia sido suspenso do cargo em 2021 por motivos semelhantes e voltou algumas semanas depois devido a uma nova decisão judicial.



Com informações de Brazilian Report.

Minha Casa Pre Fabricada

Similar Posts