Minha Casa Pre Fabricada

Período de volta às aulas empurra inflação no meio do mês para cima no Brasil

O índice de inflação semestral do Brasil para fevereiro ficou abaixo das expectativas do mercado pelo segundo mês consecutivo, em 0,78%.

O índice IPCA-15, um indicador confiável sobre o comportamento da inflação, foi 0,47 ponto percentual superior ao de janeiro, mas em grande parte dentro das estimativas do mercado. A mediana da projeção das consultorias e instituições financeiras consultadas pelo Valor Data esperava alta de 0,81% para fevereiro.

Com o regresso às aulas para o novo ano letivo, as leituras da inflação de fevereiro são normalmente mais afetadas pelos preços relacionados com a educação – e este ano não é diferente. Os aumentos nas propinas levaram a um aumento global de 5,07 por cento no grupo Educação do índice e contribuíram com 0,3 pontos percentuais para o aumento mensal de 0,78 por cento.

Como mostramos no boletim informativo Brazil Daily de hoje, as matrículas em escolas privadas brasileiras estão aumentando novamente após a pandemia de Covid, e há mais estudantes brasileiros em instalações de ensino privado do que nunca.

Isto apesar de um aumento médio de 10,9% nas propinas no ano passado, bem acima da inflação. A empresa de consultoria Rabbit Group prevê que as taxas aumentem em média 9,4% este ano.

Os resultados da inflação de Janeiro (não as leituras de meados do mês) foram superiores ao esperado, embora o valor global estivesse em declínio. Os custos dos alimentos têm aumentado durante três meses consecutivos, e o aumento de 0,97 por cento registado na leitura de meados do mês de Fevereiro sugere que essa sequência atingirá quatro.

Os preços dos alimentos são cruciais para a inflação no Brasil, pois pesam desproporcionalmente mais nos orçamentos das famílias mais pobres.

O calor extremo e as precipitações superiores ao normal prejudicam a produção agrícola em várias regiões do país, estando estas perturbações climáticas ligadas ao fenómeno El Niño – cujos efeitos deverão começar a desaparecer à medida que entramos em Março e Abril.



Com informações de Brazilian Report.

Minha Casa Pre Fabricada

Similar Posts