Minha Casa Pre Fabricada

Parte de material radioativo roubado é encontrada em São Paulo

A polícia de São Paulo recuperou parte do material radioativo roubado em 30 de junho, na zona leste da maior cidade do Brasil. Na semana passada, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), afiliada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, emitiu um alerta público após o roubo, alertando que o manuseio inadequado do material roubado poderia representar riscos significativos à saúde.

Segundo a Medical Armazenagem Logística e Distribuição Ltda, o material radioativo estava separado em cinco cilindros de chumbo claramente identificados e armazenado dentro de uma caminhonete da empresa estacionada em frente à casa de um funcionário, no bairro paulistano de São Mateus.

O material recuperado foi encontrado no sábado em uma loja de baterias em um bairro próximo. O estabelecimento foi isolado e os níveis de radiação foram testados, mas o local foi considerado seguro. Um dos cilindros de armazenamento havia sido localizado um dia antes em um desmanche, onde carros roubados são desmontados para serem vendidos como peças. O negócio clandestino também foi testado extensivamente para altos níveis de radiação, mas foi considerado seguro.

Autoridades de segurança pública dizem que todos os cinco cilindros de armazenamento de chumbo foram encontrados, mas um gerador de germânio-68/gálio-68 foi recuperado sem material radioativo dentro. Esses geradores são usados ​​em medicina nuclear, particularmente para exames PET.

A polícia de São Paulo disse que a loja de baterias obteve o material de um ferro-velho e que três homens envolvidos na aquisição foram levados para interrogatório.

A empresa responsável pelo material explicou que o motorista da picape não seguiu as normas de monitoramento de segurança ao estacionar o veículo do lado de fora de sua residência. Ao transportar tal material, o motorista deveria tê-lo deixado em uma das dependências dedicadas da empresa.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts