Minha Casa Pre Fabricada

O que Javier Milei tem feito?

Tentando manter-se fiel à sua imagem de campanha de “motosserra”, Javier Milei, o presidente libertário da Argentina, tem cortado em massa os gastos públicos e as regulamentações desde que assumiu o cargo.

As suas primeiras decisões no comando incluíram uma significativa desvalorização monetária e um pacote de austeridade, seguido por um vasto decreto de emergência que desregulamentava tudo, desde a propriedade da terra aos cartões de crédito, bem como leis laborais, agricultura, energia, viagens aéreas e muito mais.

Poucos dias depois, Milei também enviou um enorme projeto de lei ao Congresso para promover os seus esforços de desregulamentação, incluindo capítulos importantes sobre privatização, protestos de rua e uma delegação de faculdades do Congresso ao poder executivo para agilizar ainda mais reformas.

O projecto de lei também aumentou os impostos sobre o rendimento e os impostos sobre os exportadores para equilibrar o orçamento do país, carregado de défice, embora isto fosse contrário às promessas de campanha do presidente.

Os primeiros reveses ocorreram quando os tribunais bloquearam partes do megadecreto de Milei, argumentando que ele invadia questões que deveriam ser debatidas no Congresso.

Depois, os governadores das províncias agro-exportadoras rebelaram-se contra as novas taxas de exportação, forçando a administração nacional a retirar alguns capítulos do seu projecto de lei do Congresso.

Eventualmente, todo o projeto de lei ruiu quando a administração Milei percebeu que não tinha votos suficientes para aprovar um capítulo sobre privatização. “Decidimos retirar o projeto de lei por completo, em vez de aprová-lo de forma vazia”, disse o presidente, explicando sua decisão.

Retaliação

Para retaliar contra os governadores provinciais e legisladores que bloquearam o seu projecto de lei, o Sr. Milei decidiu substituir todas as receitas extras que esperava que as suas reformas gerassem, retendo o máximo de dinheiro possível das administrações locais.

A primeira vítima foi o governador…



Com informações de Brazilian Report.

Minha Casa Pre Fabricada

Similar Posts