Minha Casa Pre Fabricada

O Brasil enfrentou sério risco de golpe sob Bolsonaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na segunda-feira que “não há mais dúvidas” de que seu antecessor, Jair Bolsonaro, tentou um golpe após as eleições de 2022, em referência às contas à Polícia Federal de membros do antigo governo divulgadas na sexta-feira.

“Hoje temos certeza de que este país corria sério risco de sofrer um golpe devido às eleições de 2022”, disse Lula durante parte de uma reunião de gabinete transmitida ao vivo pela televisão, mencionando as contas. “Quem tinha alguma dúvida pode agora ter certeza de que quase voltamos a tempos sombrios”, acrescentou, em referência à ditadura militar brasileira (1964-1985), durante a qual Lula ganhou fama nacional como líder sindical organizando greves no estado. de São Paulo.

Os ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica disseram à Polícia Federal que Bolsonaro os recrutou para derrubar a democracia no final de 2022, organizando reuniões para discutir planos e decretos que justificariam um golpe.

O presidente do Partido Liberal de Bolsonaro, Valdemar Costa Neto, disse que Bolsonaro e membros do Congresso o pressionaram para contestar os resultados eleitorais no Tribunal Superior Eleitoral, nos quais seu partido de fato agiu, sem provas ou fundamentos legais. O caso foi rapidamente arquivado e o partido foi multado em milhões de reais.

Lula disse hoje que um golpe não aconteceu “não só porque algumas pessoas que estavam no comando das Forças Armadas não quiseram e não aceitaram o [former] ideia do presidente, mas também porque o [former] o presidente é um grande covarde.”

Lula acrescentou então, sobre Bolsonaro: “Ele preferiu fugir para os Estados Unidos… na expectativa de que o golpe acontecesse enquanto ele estivesse fora do país, porque financiaram pessoas próximas ao quartel para tentar incentivar o golpe a Continuar.”

Bolsonaro deixou o Brasil e foi para a Flórida em 30 de dezembro de 2022, para não comparecer à posse de Lula dois dias depois. Nas suas últimas horas como presidente, Bolsonaro disse numa transmissão ao vivo nas redes sociais que “fez tudo o que pôde” para reverter os resultados eleitorais “dentro das quatro linhas da Constituição” – o que é impossível.

Após as eleições de 2022, grupos de manifestantes pró-Bolsonaro montaram acampamentos perto do quartel-general do Exército em Brasília e de outras instalações militares em todo o Brasil. Um relatório do Ministério da Justiça publicado em 2023 culpou duramente o Exército por facilitar os campos, que foram cruciais para os motins de 8 de Janeiro.

Um arquivo encontrado na caixa de e-mail de um oficial da Marinha continha um projeto de autorização para uma operação militar em Brasília, que teria colocado os militares no comando da segurança na capital horas após o início dos tumultos.

Lula optou por declarar uma intervenção federal, um instrumento jurídico diferente, e colocar o vice-ministro da Justiça como responsável pela segurança da cidade.



Com informações de Brazilian Report.

Minha Casa Pre Fabricada

Similar Posts