Minha Casa Pre Fabricada

Mercosul e UE retomarão negociações em outubro

Negociadores da União Europeia e do Mercosul – aliança comercial entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – se reunirão em Brasília nos dias 3 e 4 de outubro na esperança de viabilizar a ratificação de um acordo de livre comércio entre os dois blocos, O Relatório Brasileiro entende.

Os dois lados chegaram a um acordo em 2019, mas a ratificação do acordo encontrou obstáculos após obstáculos. Os países europeus com fortes lobbies agrícolas, liderados pela França, levantaram preocupações ambientais para bloquear o acordo – um argumento que foi fortemente validado pela falta de controlos da desflorestação no Brasil durante a administração anterior de Jair Bolsonaro.

Em 2022, os brasileiros votaram na saída de Bolsonaro do cargo – e a nova administração de Luiz Inácio Lula da Silva adotou metas ambientais ousadas e se comprometeu a zerar o desmatamento da Amazônia até o final da década.

Ainda assim, a UE apresentou em Março uma carta paralela, uma espécie de anexo ao acordo proposto, com pedidos adicionais de restrições ambientais. O projeto de regras exigiria que os compromissos ambientais voluntários assumidos no âmbito do Acordo de Paris de 2015 fossem aplicados através de sanções.

O Brasil se opôs veementemente à carta paralela, que o governo considera punitiva e discriminatória. A administração Lula também questionou uma disposição que abre o mercado de compras públicas do Mercosul aos licitantes da UE.

Esta semana, o presidente Santiago Peña, do Paraguai, aumentou a pressão para que o acordo fosse concluído rapidamente. Ele prometeu interromper as negociações em torno do acordo de livre comércio se um acordo não for alcançado até 6 de dezembro, quando seu país assumir a presidência rotativa do Mercosul, no lugar do Brasil.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts