Minha Casa Pre Fabricada

Gabriel Boric deixou de lado velhas brigas para assinar um grande acordo de lítio

Assinar um acordo abrangente de mineração de lítio com uma empresa questionada pelos seus laços com a ditadura de Augusto Pinochet não foi o que os apoiantes imaginaram quando votaram no esquerdista Gabriel Boric em 2021.

Mas o presidente de 38 anos anunciou recentemente que o seu governo uniria forças com o setor privado para extrair lítio do salar do Atacama, um reservatório significativo do metal, num esforço para reverter um declínio esperado na participação de mercado nos próximos anos. .

E seu parceiro não seria outro senão a Sociedad Química y Minera (SQM), uma mineradora de lítio de capital aberto que foi difamada durante décadas por ser propriedade do ex-genro de Pinochet, Julio Ponce Lerou, sem mencionar o vários escândalos de lobby e financiamento de campanha em que esteve envolvido desde o retorno da democracia.

Boric disse que a gigante estatal de mineração Codelco selou um acordo preliminar com a SQM para assumir o controle acionário de uma nova joint venture para os próximos projetos de lítio no norte do Chile, destacando o acordo como um compromisso positivo que segue a introdução do National Lithium Estratégia no início de 2023, que exige que todas as novas iniciativas de lítio comecem como colaborações entre o estado e o sector privado.

“É um marco sem precedentes na indústria mineira chilena e um passo concreto para alcançar um desenvolvimento justo e sustentável”, disse o presidente. “Dessa forma, cumprimos nosso compromisso de garantir a participação do estado…



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts