Minha Casa Pre Fabricada

Os fatores que realmente movem a política brasileira

Ao cobrir a política brasileira, a imprensa tende a se concentrar muito nos personagens principais, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou seu inimigo Jair Bolsonaro, ou os chefes de ambas as casas do Congresso. Mas discutir a forma como o cenário político está montado é talvez ainda mais importante do que analisar como indivíduos específicos navegam no cenário.

As forças que limitam o poder dos políticos são formadas pela interacção de múltiplos acontecimentos, tornando muitas vezes impossível isolar a causa precisa de qualquer desenvolvimento particular. Nenhuma ocorrência política é resultado de um único fator.

Nesse sentido, figuras como Lula ou o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, são menos condutores da história do que produtos dela. Como escreveu Nicolau Maquiavel, o príncipe virtuoso é aquele que lida cuidadosamente com as circunstâncias à medida que elas surgem. Figuras políticas duradouras são aquelas que conseguem trabalhar duro e dançar conforme a música.

Dito isto, três grandes correntes institucionais podem ser identificadas como orientadoras do sistema político brasileiro: democratização, parlamentarismo e judicialismo. Em vez de correrem em paralelo, eles se cruzam, alimentam e drenam uns aos outros, criando ondas que, se interpretadas adequadamente, podem levar a uma situação ou outra.

A primeira é a democracia, não como regime político — um sistema que prevê eleições periódicas e mecanismos para proteger a liberdade individual — mas como uma disputa de visões do mundo. Embora o debate ideológico e a radicalização não sejam fenómenos novos, a capilaridade do debate e o acesso à arena pública foram brutalmente impulsionados pelas redes sociais.

O resultado foi a introdução de novos personagens no sistema político — como Nikolas Ferreira, YouTuber e deputado mais votado na história do estado de Minas Gerais — e o incentivo para que parlamentares eleitos nas periferias mais radicais permanecessem no poder. escritório.

Por estarem sob intenso escrutínio nas redes sociais, qualquer movimento para o outro lado ou mesmo para o centro é imediatamente punido,…



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts