Minha Casa Pre Fabricada

Feliz aniversário de 30 anos, de verdade! Uh, espera… você aceita PIX?

A moeda nacional, o real brasileiro, completou 30 anos esta semana.

Enquanto cantamos Parabéns a Você e celebramos o plano que acabou com a hiperinflação e trouxe estabilidade econômica ao Brasil na década de 1990, vale também a pena observar o quanto a moeda evoluiu ao longo de sua existência.

Desenvolvido em 1993 por Fernando Henrique Cardoso, ex-ministro da Fazenda (e depois presidente por dois mandatos), o Plano Real (ou “Plano Real”) decolou em julho de 1994.

No mês anterior ao seu lançamento, a inflação de 12 meses estava em quase 5.000% — no ano seguinte ao seu lançamento, o índice oficial de inflação foi de 33%.

Agora, o problema do Brasil não é especificamente a inflação. É a taxa de câmbio. O real atingiu R$ 5,70 em relação ao dólar americano na terça-feira, seu maior nível em 30 meses. As constantes brigas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o chefe do Banco Central, Roberto Campos Neto, não têm ajudado o Brasil a sair dessa crise.

O real realmente mudou significativamente ao longo dos anos no cenário mundial. Mas ele também definitivamente evoluiu no mercado brasileiro, graças em grande parte ao sistema de pagamentos instantâneos PIX. O PIX foi responsável por quase 42 bilhões de transações e 39% de todos os pagamentos eletrônicos em 2023, e certamente desafiará a indústria de cartões nos próximos anos.

De fato, é incrível pensar em quão longe a moeda chegou em seus primeiros 30 anos. Em 1994, você teria dificuldade em encontrar muitos que pudessem dizer com certeza que o real brasileiro duraria três décadas, se fortalecendo — e ainda menos que pudessem prever a ascensão e a ubiquidade dos pagamentos instantâneos em um espaço de tempo tão curto.

Confira a criação deste desenho animado na conta do TikTok do The Brazilian Report (@brazilianreport).



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts