Minha Casa Pre Fabricada

Fórum de favelas do G20 dá início ao evento de abertura

“Como poderíamos [Brazil] sediar o G20 e não incluir as favelas?”, perguntou um dos líderes do fórum Favela 20 durante seu evento de abertura na segunda-feira.

O fórum Favela 20 foi organizado para dar visibilidade às favelas em discussões globais, destacando os problemas enfrentados pelos quase 10% da população brasileira que vivem nessas comunidades. A iniciativa visa fornecer soluções sustentáveis ​​que possam melhorar a qualidade de vida dos moradores das favelas.

O projeto, uma mobilização das favelas, inclui representantes de várias favelas do Rio de Janeiro e planeja realizar encontros em favelas de muitos outros estados ao longo do ano, de acordo com Erleyvaldo Bispo, um dos líderes do F20.

Com o objetivo principal de colocar essas comunidades marginalizadas no centro da discussão e da tomada de decisões, o fórum começou em parceria com o Voz das Comunidades, um jornal comunitário de favela liderado por Rene Silva.

“Percebemos que os temas discutidos no G20 são relevantes para as favelas, o que nos mostra que a favela tem um potencial enorme”, disse o Sr. Silva na cerimônia de abertura.

O F20 estabeleceu grupos de trabalho com foco em diversas áreas importantes: combate à desigualdade, pobreza e fome; promoção da saúde mental; garantia de acesso à água potável, saneamento básico e higiene pessoal; enfrentamento da crise climática e promoção de transições energéticas justas; mitigação do risco de desastres naturais e promoção da inclusão digital e social.

Após avaliações e recomendações serem feitas nos próximos meses, o F20 apresentará seu trabalho na Cúpula Social do G20, realizada no Rio de Janeiro em meados de novembro.

O G20 apoiou essa iniciativa dedicando espaço em seu site ao F20. Essa colaboração oferece ao governo brasileiro uma oportunidade de fortalecer a participação social, deixando um legado duradouro da presidência brasileira do G20.

A cerimônia de abertura contou com discursos de membros do governo do estado do Rio e do legislativo local. O evento foi transmitido ao vivo pela Voz das Comunidades.


Este texto faz parte dos Diálogos do G20, um projeto da O Relatório Brasileiro com o Brazil Institute no Woodrow Wilson Center. Por meio de transmissões ao vivo, artigos e eventos, analisaremos os desafios e as ações do Brasil à frente do G20.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts