Minha Casa Pre Fabricada

Ecossistema fintech do Brasil abraça novas oportunidades de crescimento

À medida que os sistemas bancário e financeiro do Brasil passam por modernização, o ecossistema fintech busca novas oportunidades. Iniciativas como pagamentos instantâneos e moeda digital estão a abrir caminhos alternativos para o crescimento, especialmente para empresas que apoiam outros negócios nestas áreas.

O segmento de fintech B2B na América Latina tem visto um crescimento significativo, com 1.284 startups representando 47,3% do cenário de fintech da região. O Brasil responde por 66% desse total, de acordo com dados da rede de inovação Distrito.

As tendências de investimento em fintechs focadas em negócios na América Latina têm mostrado um aumento substancial desde 2018, com o volume atingindo o pico em 2021, com mais de USD 2 bilhões em 174 negócios. Embora tenha havido uma queda no investimento em 2023 (com 71 negócios totalizando USD 430 milhões), em maio de 2024, os investimentos já haviam atingido USD 400 milhões, indicando potencial para superar os números do ano passado.

“O cenário local de fintech evoluiu de um foco em modelos focados no consumidor para uma ênfase mais forte em soluções B2B, com empresas ajudando instituições financeiras tradicionais e players nativos digitais a modernizarem suas infraestruturas e incorporarem novas capacidades”, disse Bruno Diniz, executivo-chefe da Spiralem Consulting e autor sobre o ecossistema de serviços financeiros brasileiro.

As fintechs B2B são cruciais para a agenda de modernização do Banco Central, criando produtos baseados em novas abordagens. Iniciativas dignas de nota incluem o sistema de pagamentos instantâneos PIX, lançado em 2020. O PIX atingiu 114 milhões de usuários e quase 42 bilhões de transações em 2023, um aumento de 75% em relação ao ano anterior, segundo dados do Banco Central.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts