Minha Casa Pre Fabricada

Crise financeira prejudica o maior fornecedor de energia da Amazônia

A Amazonas Energia, distribuidora de energia que fornece eletricidade a cerca de 1 milhão de pessoas em todo o estado do Amazonas (uma área do tamanho da Venezuela), enfrenta uma crise existencial. Enterrada em dívidas, a empresa poderá ser forçada a interromper as operações na ausência de mudanças regulatórias profundas no mercado de energia.

No dia 26 de maio, deverá entrar em vigor o aumento anual das tarifas para os clientes da Amazonas Energia. Essa revisão poderá ser um golpe mortal para a operadora, segundo suas próprias contas.

O Relatório Brasileiro obteve documento enviado pela empresa à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) datado de 6 de maio, no qual a Amazonas Energia detalha o estado crítico de seus livros — que incluem o não cumprimento de metas de desempenho e o acúmulo de dívidas na casa dos bilhões.

“É evidente que a distribuidora enfrenta dificuldades financeiras extremas que precisam ser enfrentadas com urgência”, argumenta a empresa, ao tentar suspender o aumento tarifário. A Amazonas Energia teme que as tarifas mais altas se traduzam na perda de várias vantagens da empresa – à medida que o governo tenta dar equilíbrio financeiro às concessões de serviços públicos.

A empresa argumenta que se a Aneel ignorar o quadro geral e prosseguir com a revisão tarifária, a Amazonas Energia será imediatamente agredida com medidas regulatórias…



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts