Minha Casa Pre Fabricada

Agenda de Lula da Silva definida para enfrentar desafio do Supremo

Desde o seu primeiro dia no cargo, e provavelmente mesmo antes disso, o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, tem mantido boas relações com o Supremo Tribunal do país. Ficou claro que a maioria dos juízes – especialmente Alexandre de Moraes, que também presidiu o tribunal eleitoral durante as eleições presidenciais do ano passado – estava relutante em ver o ex-presidente de extrema direita Jair Bolsonaro vencer a reeleição, tendo resistido ao seu governo autoritário. muralhas.

Enquanto estava no cargo, Bolsonaro deixou claro que, depois de ceder o controle do orçamento às forças rentistas no Congresso em troca de proteção legislativa, o Supremo Tribunal era o obstáculo final aos seus planos de uma tomada de poder pela extrema direita.

Portanto, restabelecer os laços entre dois poderes do governo brasileiro foi uma espécie de dádiva para Lula ao retornar à presidência.

O Supremo Tribunal não só foi capaz de conter os planos golpistas de Bolsonaro, como também proporcionou a Lula uma bênção disfarçada ao declarar inconstitucional o chamado “orçamento secreto” antes do final do ano passado, devolvendo alguma agência ao Executivo. agência quanto à destinação de recursos públicos não destinados.

A nova administração também encontrou rostos amigos nos principais tribunais do Brasil em alguns litígios de dívida fiscal, o que provavelmente ajudará na tarefa de conter o crescente endividamento público.

Mas o que por enquanto é visto como um relacionamento forte pode se tornar uma dor de cabeça para Lula….



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts