Minha Casa Pre Fabricada

uma sentença de morte para cartões de débito no Brasil?

O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional atualizaram as regras do open finance, um marco regulatório lançado em 2020 para facilitar o compartilhamento inteligente de dados entre instituições financeiras e empresas no Brasil.

Entre as atualizações está uma simplificação da “jornada de iniciação de pagamento”, reduzindo as etapas necessárias para pagar compras online com o PIX, o sistema de pagamento instantâneo do país. As mudanças também abrem caminho para pagamentos PIX sem contato. Dados do setor sugerem que o sistema de pagamentos em tempo real pode já estar substituindo uma parcela significativa das transações com cartão de débito no Brasil, e espera-se que essa nova funcionalidade impulsione essa tendência ainda mais.

A nova funcionalidade está programada para entrar em operação em fevereiro de 2025, após concluir várias fases. Os consumidores poderão então registrar suas contas em suas carteiras digitais preferidas e usar o PIX sem contato para pagamentos presenciais, assim como fazem com cartões.

“Essa funcionalidade vai eliminar a única lacuna na experiência do usuário que o PIX ainda tem quando comparado aos cartões”, afirma Gastão Mattos, fundador da consultoria de pagamentos e e-commerce GMattos.

Ele observa que, no setor de pagamentos, as tecnologias geralmente precedem os problemas que foram projetadas para resolver.

“Esse foi o caso do chip, que existiu cerca de uma década antes de ser implementado para evitar fraudes de cartão de crédito. A tecnologia de pagamento sem contato é ainda mais nova que os QR codes, que são hoje o principal meio de pagamentos de pessoa para empresa com o PIX”, diz o consultor, acrescentando que espera que o PIX seja responsável por uma parcela significativa das transações presenciais no primeiro ano de seu recurso sem contato.

Obstáculos para PIX sem contato

O novo recurso PIX sem contato precisará superar vários obstáculos antes de poder substituir totalmente os cartões de débito.

Primeiro, os brasileiros estão acostumados a fazer a maioria dos pagamentos sem contato com cartões físicos. Dados da associação da indústria de cartões…



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts