Minha Casa Pre Fabricada

Um livro para saber mais sobre cada estado brasileiro

O Brasil é o quinto maior país do mundo e é comum os brasileiros se referirem a ele como um continente em si. Embora o Rio de Janeiro e São Paulo sejam seus cartões postais mais famosos, a cultura brasileira se estende muito além das praias de Copacabana e da agitação da Avenida Paulista.

É impossível mergulhar profundamente na miríade de culturas que o Brasil tem a oferecer em uma única viagem, mas felizmente há uma riqueza de literatura brasileira que oferece uma visão profunda de seus 26 estados – sem incluir o Distrito Federal.

Como resultado da singularidade regional, dos diferentes estilos literários e até mesmo dos diferentes períodos de tempo, escritores de todo o Brasil produziram um rico acervo de obras literárias. Alguns desses escritores, como Jorge Amado, da Bahia, e Machado de Assis, do Rio de Janeiro, transcenderam as fronteiras de seus estados e de seu tempo, tornando-se referências atemporais da literatura brasileira no país e no exterior.

Aqui está uma lista dos autores e obras de referência mais importantes para ajudá-lo a ampliar seu conhecimento sobre o Brasil:

Acre: Gálvez, O Imperador do Acre (Gálvez, O Imperador do Acre)

Esta ficção histórica é baseada na história real do aventureiro espanhol Luis Gálvez Rodríguez de Arias, que fundou a República do Acre em 1900 no meio da selva amazônica, rica em látex. Eventualmente, depois de muitos conflitos com seringueiros e autoridades brasileiras, o Acre foi anexado pela Bolívia e tornou-se um estado brasileiro.

Alagoas: Vidas Secas

Uma das obras mais importantes do modernismo brasileiro do século XX, este texto reflete a vida dura dos brasileiros nas áreas desérticas do Nordeste. Graciliano Ramos, seu aclamado autor, viveu e trabalhou em Alagoas, então pode-se dizer que a saga de uma família miserável da classe trabalhadora que tenta escapar da pobreza e da seca severa foi fortemente inspirada na vida neste estado brasileiro.

Amapá: A Casa Amarela

Este romance se passa durante a ditadura militar brasileira, iniciada em 1964. Centra-se na forma como o golpe afetou a cidade de Macapá, especialmente a família Picanço Cardoso, cujo filho é torturado e morto pelo regime.

Amazonas: Dois Irmãos

A história de uma disputa acirrada entre os gêmeos Yaqub e Omar ilustra a idade de ouro e o eventual declínio de Manaus, outrora conhecida como a “Paris da Amazônia”. Narrado pelo filho ilegítimo da governanta fictícia, Dois Irmãos é uma profunda crítica aos costumes da sociedade brasileira da época. Também presta homenagem à rica história da imigração libanesa no Brasil. Em 2017, a novela foi adaptada para minissérie pela Rede Globo, maior rede de televisão do Brasil.

Bahia: Gabriela, Cravo e Canela (Gabriela, Cravo e Canela)

Uma das obras mais famosas do renomado autor Jorge Amado, este livro inspirou duas novelas e ocupa um lugar especial no coração de muitos brasileiros. Com muito sarcasmo, humor e escrita habilidosa, Amado conta a história de Gabriela, uma mulher pobre e inocente, mas bela, que foge da seca do interior do Brasil para Ilhéus…



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts