Minha Casa Pre Fabricada

Brasil é um dos principais importadores de veículos elétricos chineses, por enquanto

Em abril, o Brasil ultrapassou a Bélgica como maior comprador de veículos elétricos (VEs) chineses, segundo dados da China Passenger Car Association (CPCA). As exportações de carros totalmente elétricos e híbridos plug-in para o Brasil aumentaram 13 vezes em relação ao ano passado, atingindo 40.163 unidades em abril e tornando o país o maior importador de VEs chineses pelo segundo mês consecutivo. Em janeiro, o Brasil era apenas o décimo maior mercado para a potência asiática. Uma combinação de factores levou a esta situação, começando com o restabelecimento gradual do imposto de importação sobre VEs estrangeiros.

Como informamos anteriormente, os incentivos a essas importações, que vigoram desde 2015, estão sendo gradualmente eliminados no Brasil. Os impostos deverão retornar à alíquota plena de 35% até 2026 – atendendo a uma preocupação crescente entre os fabricantes nacionais e também ajudando a financiar o novo Mover, o programa do governo para produzir carros mais seguros e menos poluentes, que inclui R$ 19,3 bilhões em incentivos fiscais nos próximos cinco anos. A reposição do imposto começou em janeiro, o que explica o número recorde de carros elétricos importados vendidos só em dezembro do ano passado: 16.279, quase o triplo do registado um ano antes. Esta eliminação progressiva dos incentivos, no entanto, não está a acontecer de forma abrupta.

As marcas ainda têm direito à cota tributária zero nos próximos semestres. No caso dos carros 100% eléctricos, por exemplo, podem render até 283 milhões de dólares em veículos até Junho de 2024, 226 milhões de dólares até Julho de 2025 e 141 milhões de dólares até Junho de 2026. E é isso que explica os elevados números de importações. nos últimos meses. “As empresas aproveitarão ao máximo essas cotas, pois é muito mais barato arcar com custos de armazenamento de 1,5% do que pagar as crescentes alíquotas de impostos”, explica Cassio Pagliarini, sócio da Bright, consultoria especializada na cadeia automotiva.

Semana passada,…



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts