Minha Casa Pre Fabricada

São Paulo declara emergência sanitária por dengue

O governo do estado de São Paulo anunciou na terça-feira que tomou a decisão de declarar emergência de dengue – sendo o nono de 27 estados a fazê-lo. A medida permite ao estado agilizar a aquisição de materiais e pessoal, além de receber recursos federais.

A Secretaria de Saúde do estado informou O Relatório Brasileiro um decreto formalizando a mudança será publicado “nos próximos dias”.

São Paulo é o estado mais rico e populoso do Brasil, com mais de 44 milhões de pessoas, das quais mais de 11 milhões vivem na capital homônima.

O comitê de emergência do estado recomendou a declaração de emergência depois que os casos suspeitos ultrapassaram 300 por 100 mil pessoas. Vinte e dois dos 645 municípios do estado já declararam estado de emergência dentro de seus limites.

Em nota, o governo de São Paulo informou que os recursos serão destinados principalmente à compra de nebulizadores e à contratação de pessoal. Os nebulizadores são usados ​​para pulverizar insecticida nas ruas e outros locais onde os mosquitos adultos estão presentes, mas não matam as suas larvas.

O especialista em doenças infecciosas Esper Kallás, chefe do centro de pesquisas biológicas do Butantan, disse aos repórteres que as autoridades não podem prever quando a epidemia atingirá seu pico.

“O número de casos continua crescendo, ainda não sabemos quando será o pico… Como há estados em situação muito pior que São Paulo, temos que estar preparados”, disse Kallás.

Os últimos dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil ultrapassou 1,2 milhão de casos prováveis ​​de dengue, recorde para esta época do ano, e 278 mortes confirmadas, com outras 744 em investigação. A epidemia também deverá impactar a economia.



Com informações de Brazilian Report.

Minha Casa Pre Fabricada

Similar Posts