Minha Casa Pre Fabricada

Petrobras perde recurso na Justiça dos EUA

O Tribunal de Apelações do Circuito de DC rejeitou na terça-feira os esforços da gigante petrolífera Petrobras para evitar uma ação judicial nos EUA, abrindo caminho para que o investidor EIG Global Energy Partners recuperasse mais de US$ 221 milhões em danos compensatórios.

De acordo com os autos, o fundo de investimento norte-americano EIG perdeu 221 milhões de dólares depois de ter investido num projecto para explorar reservas de petróleo recentemente descobertas ao largo da costa do Brasil.

No final de 2010, a Petrobras criou a empresa Sete Brasil para arrecadar dinheiro e contratar estaleiros. A Petrobras detinha 10% das ações da Sete Brasil e os investidores de capital detinham os 90% restantes. A EIG optou por investir na Sete Brasil em 2011 e fez sua primeira injeção de capital em 2012.

“Sem o conhecimento [EIG]os executivos da Petrobras e da Sete estavam envolvidos em corrupção desenfreada que acabou levando ao colapso da Sete”, diz a decisão.

“Uma investigação criminal acabou descobrindo que executivos da Petrobras recebiam subornos de empreiteiras e dividiam os lucros entre eles e os políticos brasileiros. Quando a corrupção veio à tona, os credores do projeto desistiram. O projeto fracassou e o investimento da EIG tornou-se inútil”, acrescenta o documento.

A Petrobras argumentou que deveria estar imune de responsabilidade sob a Lei de Imunidades Soberanas Estrangeiras de 1976, que afirma que os estados estrangeiros e suas agências estão, em sua maioria, imunes à jurisdição dos tribunais dos EUA. A Petrobras é uma empresa de economia mista, com o governo federal do Brasil possuindo diretamente 28% de suas ações e o banco federal BNDES possuindo 8% adicionais.

No entanto, o tribunal de circuito entendeu que “a Petrobras causou um efeito direto nos Estados Unidos porque (…) [it] envolveu-se com a EIG num curso sustentado de negociações durante muitos meses que transmitiu o seu desejo de obter um investimento da EIG – um investimento que acabou por resultar num investimento de capital no valor de centenas de milhões de dólares”.

Em 2018, a Petrobras celebrou acordos separados com as autoridades dos EUA e do Brasil e concordou em pagar um total combinado de US$ 853 milhões em multas para resolver a investigação do governo dos EUA sobre violações da Lei de Práticas de Corrupção no Exterior em conexão com o papel da Petrobras na facilitação de pagamentos a políticos e partidos políticos no Brasil.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts