Minha Casa Pre Fabricada

Portos de grãos dobram em meio à expansão da soja na Amazon

Em 2022, o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), uma ONG, lançou uma websérie animada em três partes intitulada “Tapajós, uma breve história da transformação de um rio”, denunciando como a expansão da lavoura de grãos mudou drasticamente a paisagem da região do Tapajós, na Amazônia brasileira.

Localizada no sul do estado do Pará, no norte do Brasil, a área – batizada em homenagem ao grande rio Tapajós, um dos principais afluentes do rio Amazonas – tornou-se uma parte crucial da fronteira agrícola em expansão do país.

A premiada série animada conta com a narração de três moradores da pequena cidade de Mirituba, às margens do Tapajós, e conta a história de como a região passou por uma transição comercial que ameaça modos de vida tradicionais no que antes era um território isolado. parte da Amazônia.

Agora, em 2024, um estudo da organização de direitos humanos Terra de Direitos conseguiu traçar o quanto a região mudou com o influxo de plantações de soja e milho, e a infra-estrutura de transporte que as acompanha. Entre 2013 e 2023, o número de portos no rio Tapajós – em operação, em construção ou planejados – mais que dobrou, com um total de 41 agora espalhados pelo rio, dos municípios de Itaituba a Santarém.

O foco dos produtores de grãos na região do Tapajós, no Pará, faz parte de um projeto de longo prazo do agronegócio que busca aumentar o volume e a lucratividade das exportações de grãos do Brasil. Tradicionalmente, as enormes quantidades de soja plantadas nos estados de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso…



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts