Minha Casa Pre Fabricada

Órgão antitruste perto de aprovar venda da Starbucks Brasil

O superintendente do Cade, órgão antitruste do Brasil, aprovou a aquisição pela Zamp dos ativos que compõem a rede de cafeterias Starbucks no Brasil da SouthRock, uma holding em dificuldades que entrou com pedido de proteção contra falência no final de 2023. Concorrentes ou outros membros do conselho do Cade têm 15 dias para contestar o acordo antes que a aprovação se torne final.

A Zamp é uma holding que opera marcas internacionais de alimentos no Brasil, incluindo Burger King e Popeyes. A Mubadala Capital, um dos fundos soberanos do governo de Abu Dhabi, é um acionista-chave. No início de junho, a Zamp anunciou que havia assinado um acordo para comprar os ativos da Starbucks Brasil por R$ 120 milhões (US$ 21,6 milhões).

No entanto, o controle sobre a marca Starbucks no Brasil faz parte do processo de proteção contra falência da SouthRock, que exige que sua venda ocorra por meio de um processo de licitação fechado supervisionado por tribunais empresariais. O acordo concede à Zamp prioridade na licitação, dando a ela o direito de igualar ofertas e potencialmente receber compensação se não vencer.

A conclusão do acordo ainda depende da aprovação judicial e do endosso da sede da Starbucks nos EUA. A Starbucks tem cerca de 130 lojas no Brasil, com 42 localizadas em São Paulo, de acordo com dados do Cade.

A SouthRock entrou com pedido de proteção contra falência em novembro, citando sua incapacidade de pagar BRL 1,8 bilhão em dívidas após perder seus direitos sobre a marca Starbucks. Inicialmente, Subway e Eataly, também sob o guarda-chuva da SouthRock no Brasil, não foram afetados, enquanto Starbucks, TGI Fridays e Brazil Airport Restaurants (uma rede em grandes terminais de aeroportos) permaneceram no processo.

No entanto, em março, os representantes do Subway também buscaram proteção contra falência, relatando mais de BRL 482 milhões em dívidas. A venda das operações da Starbucks é fundamental na reestruturação da SouthRock.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts