Minha Casa Pre Fabricada

Lula aumenta limite de isenção do imposto de renda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emitiu na terça-feira um decreto provisório aumentando o limite mensal do imposto de renda de R$ 2.640 para 2.824 (US$ 532 a 569), o equivalente a duas vezes o salário mínimo.

Lula ajustou o limite pela segunda vez em dois anos. Anteriormente, permanecia inalterado desde 2015, aumentando efectivamente as receitas fiscais, uma vez que o limiar não conseguiu acompanhar a inflação.

Como decreto provisório, a nova regra entra em vigor imediatamente, mas expirará a menos que o Congresso a aprove dentro de 120 dias. Os legisladores podem discutir, modificar ou anular as suas disposições nesse período.

Os brasileiros são obrigados a apresentar suas declarações de imposto de renda até o final de maio.

Num comunicado, o Ministério das Finanças afirmou que o novo limite significará a disponibilização de 3 mil milhões de reais em receitas este ano e de 7,3 mil milhões de reais adicionais (1,4 mil milhões de dólares) nos próximos dois anos. A declaração não aborda o obstáculo colocado pela medida para atingir a meta de défice zero para 2024.

O novo limite significa que 15,8 milhões de brasileiros estarão isentos de apresentar declaração este ano, acrescentou o ministério. A medida também reduz eficazmente a carga fiscal para as pessoas que ultrapassam o limiar.

Apesar da correção no limite do imposto de renda, o governo Lula tem feito esforços principalmente para aumentar as receitas, com graus variados de sucesso, incluindo a tentativa de acabar ou limitar as isenções fiscais sobre a folha de pagamento para 17 setores econômicos – um debate que ainda está em andamento, com a maioria do Congresso líderes que defendem o benefício fiscal.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts