Minha Casa Pre Fabricada

Inteligência artificial pode impulsionar Open Finance no Brasil

À medida que o sistema financeiro do Brasil se moderniza, sua infraestrutura de dados também avança. Estimuladas pela popularidade do sistema de pagamento instantâneo PIX do Banco Central, iniciativas como o Open Finance também estão vendo um progresso significativo na adoção.

Três anos após sua implementação inicial, o arcabouço regulatório que promove o compartilhamento gradual de informações entre instituições financeiras e usuários atingiu 42 milhões de consentimentos de dados ativos. Isso representa 15% de todos os usuários de serviços bancários no Brasil, de acordo com o relatório anual Open Finance.

Essa crescente adoção impulsionou o Brasil a ultrapassar o Reino Unido em porcentagens de consentimento de uso de dados, uma conquista notável, já que o Reino Unido serviu como modelo principal do Brasil.

Consequentemente, o Banco Central expandiu o escopo do Open Finance, exigindo a participação de todas as instituições financeiras relevantes. Anteriormente, apenas grandes instituições eram obrigadas a participar. O Banco Central projeta que essa expansão estenderá o alcance do Open Finance para 95% dos usuários do Sistema Financeiro Nacional.

Uma nova fronteira tecnológica?

Apesar desses avanços, 85% dos usuários bancários ainda não consentiram…



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts