Minha Casa Pre Fabricada

Esquerda domina Comitê Amazônico da Câmara Brasileira

O Comitê Amazônico da Câmara elegeu na terça-feira seus vice-chefes, formando uma lista exclusivamente de legisladores de esquerda. A deputada Dilvanda Faro, do Partido dos Trabalhadores, foi eleita na semana passada para presidir a comissão.

Sua antecessora, Célia Xakriabá, deputada indígena do Partido Socialismo e Liberdade, assumiu ontem como primeira vice-presidente. Os parlamentares Juliana Cardoso e Airton Faleiro completam o elenco. A Sra. Cardoso também é uma defensora declarada dos povos indígenas e estava entre os alvos no ano passado de legisladores de extrema direita com uma queixa no Comitê de Ética por dizer que as pessoas contra os direitos às terras indígenas são “assassinas”.

Dona Faro se comprometeu a continuar acolhendo movimentos sociais e representantes de comunidades indígenas e ribeirinhas em audiências públicas.

A deputada Juliana Cardoso ressaltou ontem na sessão eleitoral que o Brasil sediará a conferência climática da ONU no próximo ano, o que aumenta a responsabilidade do comitê. “Somos a última geração [able] para salvar o mundo” das mudanças climáticas, disse ela.

O Comitê Amazônia estava entre os criados no início de 2023, depois que o presidente da Câmara, Arthur Lira, foi reeleito com uma votação recorde e, por sua vez, foi obrigado a acomodar os partidos políticos que buscavam posições de liderança. Tem sido sobretudo um “espaço seguro” para legisladores de esquerda e activistas ambientais, em oposição à Comissão do Ambiente da Câmara, onde os apoiantes do Big Agro têm uma voz mais forte.

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara é uma das poucas que ainda não elegeu sua liderança para este ano. Assim, ainda não realizou audiência pública nem votou projeto de lei. O partido centrista Movimento Democrático Brasileiro (MDB) deve nomear o chefe da Comissão de Meio Ambiente este ano, mas O Relatório Brasileiro soube através de três fontes distintas que não o fez devido a divergências internas. O deputado Isnaldo Bulhões Jr., líder da Câmara do MDB, não respondeu ao pedido de comentário.



Com informações de Brazilian Report.

Minha Casa Pre Fabricada

Similar Posts