Minha Casa Pre Fabricada

Esforços de desregulamentação de Milei dominam a agenda da Argentina

Uma série de medidas ousadas marcaram o início da presidência de Javier Milei na Argentina, indo muito além das medidas de austeridade iniciais anunciadas durante a sua primeira semana no cargo.

Durante a campanha presidencial, Milei brandiu uma motosserra expelindo fumaça de diesel em comícios – usando a ferramenta elétrica para simbolizar sua disposição de reduzir o tamanho do Estado “inchado” e enfrentar “a casta política”. Ele não perdeu tempo em colocar sua motosserra em uso.

Apenas dez dias depois de assumir o cargo, Milei dobrou sua agenda de reformas com um decreto abrangente que incluía mais de 350 medidas de desregulamentação em áreas tão diversas como propriedade de terras, privatização, limites de preços, saúde, cartões de crédito, mineração, energia, agricultura , viagens aéreas, registro de veículos automotores, comércio, telecomunicações, futebol profissional, turismo, trabalho e muito mais.

A decisão foi seguida alguns dias depois por outro projeto de lei de 183 páginas e 664 artigos enviado ao Congresso que incluía reformas fiscais e previdenciárias, entre inúmeras outras revisões. O arquitecto reformista Federico Sturzenegger prometeu que isto era apenas o começo, com mais de metade da sua agenda de reformas ainda por ver a luz do dia.

O “megadecreto” de Milei gerou megacontrovérsia, incluindo protestos de rua em Buenos Aires desde a noite do seu anúncio, enquanto muitos advogados constitucionais argumentam que o governo está ultrapassando os seus limites ao usar procedimentos de emergência para aprovar reformas que deveriam ser debatidas em Congresso.

Mas o presidente libertário está determinado a cumprir a sua promessa de apostar tudo nas reformas pró-mercado, apesar de deter uma pequena minoria de assentos no Congresso, com os legisladores da oposição a prometerem desafiar a sua agenda ambiciosa.

Reformas abrangentes

O decreto, que entrou em vigor em 29 de dezembro, apela a “um sistema económico baseado na liberdade de escolha”, que o Estado garantirá através da “mais ampla desregulamentação do comércio, dos serviços e da indústria”, eliminando…



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts