Minha Casa Pre Fabricada

Empresa chinesa de veículos elétricos BYD começa a construir fábricas no Brasil

A fabricante chinesa de veículos elétricos BYD lançou a pedra fundamental de uma nova fábrica no Nordeste do Brasil, em evento que contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin – que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio – e do Chefe de Gabinete Rui Costa. A BYD é a maior fabricante mundial de veículos elétricos e construirá três unidades fabris no país.

A instalação em questão é uma fábrica desativada da Ford na cidade de Camaçari, na Bahia. A multinacional americana encerrou as operações na fábrica em janeiro de 2021, demitindo 4 mil trabalhadores no processo. Alegando “perdas significativas” de lucros nos anos anteriores, a Ford anunciou simultaneamente o fechamento de suas fábricas em Taubaté, no estado de São Paulo, e Horizonte, no Ceará – encerrando todas as suas operações no Brasil.

A produção nas novas fábricas deverá começar no final do próximo ano, fabricando cerca de 150 mil veículos por ano durante a sua primeira fase de implementação.

Uma fábrica será dedicada à produção de ônibus e caminhões elétricos, outra será de veículos elétricos e híbridos, enquanto a terceira será utilizada para processar insumos como lítio e fosfato de ferro, para exportação para o exterior.

O governo afirma que a chegada da empresa à Bahia criará diretamente 5 mil empregos. A construção das três fábricas exigirá um investimento relatado de R$ 3 bilhões (US$ 580 milhões) da BYD. Em troca, o governo do estado da Bahia concederá incentivos fiscais às empresas chinesas pelos próximos dez anos.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts