Minha Casa Pre Fabricada

Discurso antivacina crescendo na retórica de extrema direita do Brasil

Em fevereiro, o Senado brasileiro realizou uma audiência pública sobre os programas de vacinação infantil contra a Covid, uma questão de pânico moral favorita da extrema direita antivacina próxima do ex-presidente Jair Bolsonaro, que sobreviveu e prosperou no novo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.

O debate renovado atingiu todos os três ramos do governo, à medida que os legisladores realizam audiências e apresentam petições judiciais, enquanto alguns governadores de direita têm dado seguimento às políticas de saúde e educação.

Um dos participantes da audiência no Senado foi o médico norte-americano Peter McCullough, ex-defensor da hidroxicloroquina para o tratamento da Covid, que certa vez disse aos legisladores do Texas que pessoas saudáveis ​​com menos de 50 anos não tinham motivos para serem vacinadas e alegou falsamente que havia nenhuma evidência de propagação assintomática da doença.

O senador conservador Luis Carlos Heinze lamentou na audiência a falta de atenção do governo federal à lista internacional de antivaxxers.

“Qualquer especialista médico poderia estar ouvindo os especialistas americanos, europeus, italianos e brasileiros que falam aqui hoje (…) Não é apenas o [health] ministro, mas deveria haver pessoas aqui que tenham capacidade de discernir do que estamos falando”, disse ele.

A audiência foi solicitada pelo senador Eduardo Girão, principal defensor das questões de guerra cultural levantadas pela extrema direita. Estes incluem debates sobre “ativismo judicial”, um termo genérico para juízes que fornecem freios e contrapesos aos políticos.

Membro do partido libertário Novo, Girão também presidiu uma audiência realizada no final de 2022, na qual legisladores pró-Bolsonaro defenderam abertamente a anulação das eleições daquele ano. Semanas depois, hordas de radicais invadiram escritórios do governo em Brasília na tentativa de criar condições para um golpe militar.

Talvez mais relevante para o tema em questão, o Sr. Girão também usou as câmaras do Senado para celebrar o OVNI Mundial…



Com informações de Brazilian Report.

Minha Casa Pre Fabricada

Similar Posts