Minha Casa Pre Fabricada

Casos de dengue no Brasil atingem um milhão em meio a aumento

Dados do Ministério da Saúde do Brasil mostram que o país ultrapassou a marca de um milhão de casos de dengue nas primeiras oito semanas de 2024, incluindo infecções confirmadas e suspeitas.

Neste ponto do ano passado, o Brasil havia registrado pouco mais de 207.000 casos.

Enquanto isso, houve 214 mortes confirmadas por dengue até agora em 2024, com 687 ainda em análise. Isso representa até seis vezes mais mortes do que no mesmo período de 2023.

Oito dos 27 estados do Brasil já declararam emergências de saúde pública devido ao preocupante aumento da dengue. Tais declarações permitem que as administrações locais agilizem a aquisição de materiais e pessoal.

No Brasil, o aumento de casos e mortes por dengue é uma ocorrência anual durante o verão, mas funcionários do Ministério da Saúde dizem que 2024 está a caminho de quebrar todos os recordes anteriores, com um pior cenário projetado no mês passado de 4,2 milhões de casos para o ano – um resultado que agora parece cada vez mais possível.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo vetor da Chikungunya e do vírus Zika. O verão é tipicamente um período movimentado para esta espécie, já que as chuvas no Brasil criam uma grande quantidade de água parada para os insetos depositarem seus ovos.

O controlo da doença depende em grande parte da erradicação destes exemplos de água parada, sendo que os agentes de saúde pública nos bairros periféricos das cidades realizam frequentemente visitas domiciliárias para inspecionar potenciais locais de reprodução do mosquito.

No sábado, o Ministério da Saúde planejou um evento especial de conscientização sobre a dengue, denominado “Dia D”, para informar a população sobre a gravidade do atual aumento de casos e instruí-la sobre como erradicar os criadouros do mosquito.



Com informações de Brazilian Report.

Minha Casa Pre Fabricada

Similar Posts