Minha Casa Pre Fabricada

PIB da Amazônia poderá crescer até 2050 se o desmatamento acabar

Morta e enterrada está a ideia de que a preservação dos ecossistemas naturais é má para os negócios ou é incompatível com as perspectivas económicas. Na região amazónica do Brasil, um estudo recente sugere que, ao conservar as florestas virgens que ainda existem, o PIB da região poderá atingir 1,3 biliões de reais (260 mil milhões de dólares) até meados do século.

O estudo “Nova Economia da Amazônia”, realizado pelo WRI Brasil, The New Climate Economy, e 76 pesquisadores e organizações em todo o Brasil, indica que a chamada Amazônia Legal (que compreende todos os nove estados brasileiros na bacia amazônica) poderia ver um aumento de pelo menos 312 mil empregos e um aumento anual do PIB de R$ 40 bilhões até 2050, desde que o desmatamento chegue ao fim.

“A ideia deste estudo surgiu de uma pergunta muito simples: como seria a economia da Amazônia se não houvesse desmatamento?” afirma Rafael Feltran Barbieri, economista sênior do WRI Brasil.

Esta abordagem virada para o futuro abraça os princípios da desflorestação zero, da agricultura de baixo carbono e de uma matriz energética alimentada por energia solar, oferecendo potencial para um crescimento económico mais robusto e inclusivo até 2050.

O modelo económico atual retrata a Amazónia principalmente como um repositório de terras, fornecendo insumos de baixo valor acrescentado às economias brasileira e internacional, exportando bens primários e importando bens e serviços de maior valor acrescentado.

Felizmente, os alertas de desmatamento na Amazônia brasileira caíram para o menor nível em quatro anos, com um declínio anual de 7,4% nos 12 meses até julho, de acordo com dados de satélite divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Mas o país ainda tem um longo caminho a percorrer.

O relatório descreve quatro cenários, tendo em conta as restrições às emissões e à desflorestação. O estudo sugere que nenhuma combinação de pacotes tecnológicos e energéticos pode compensar totalmente as emissões resultantes do desmatamento impulsionado por…



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts