Minha Casa Pre Fabricada

Brasil e Paraguai chegam a acordo provisório sobre orçamento de Itaipu

Como nem o Brasil nem o Paraguai conseguiram chegar a um acordo sobre as tarifas da electricidade produzida pela Barragem de Itaipu – o enorme complexo hidroeléctrico partilhado por ambos os países – o conselho da barragem conseguiu libertar o seu orçamento até ao final de Março.

A disputa sobre tarifas, em curso desde o final do ano passado, empurrou Itaipu para o modo de paralisação, atrasando salários e outros compromissos financeiros. Este último acordo dá ao complexo algum espaço para respirar.

O Paraguai está tentando obter mais dinheiro pelo excedente de Itaipu que vende ao Brasil, mas o governo brasileiro não está disposto a pagar mais e sugeriu que pode parar de comprar do vizinho.

De acordo com o Tratado de Itaipu, assinado há meio século, Brasil e Paraguai têm direito a uma parcela igual de 50% da energia produzida pelo complexo de barragens. Devido ao seu tamanho minúsculo em comparação com o Brasil, este acordo deixa o Paraguai com um vasto excedente de eletricidade, que vende ao Brasil pelo mesmo preço que paga.

As negociações para revisar o tratado começaram em agosto de 2023, e o Paraguai espera um aumento de 24% nas tarifas.

O orçamento da barragem estava congelado desde Janeiro, uma vez que os administradores paraguaios propositadamente não avançaram com o processo orçamental, presumivelmente como forma de forçar o Brasil a aceitar as suas exigências tarifárias.

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Santiago Peña, do Paraguai, reuniram-se em Janeiro para discutir o impasse – o encontro não levou a nada, tal como uma reunião semelhante entre os dois em Outubro passado.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts