Minha Casa Pre Fabricada

Brasil colherá sua terceira maior safra de café este ano

Melhores condições climáticas e maior produtividade permitirão ao Brasil colher sua terceira maior safra de café em 2024.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê uma colheita de mais de 58 milhões de sacas, 5,5% superior à do ano passado e inferior apenas às safras de 2020 (63 milhões) e 2018 (61,6 milhões). A recuperação ocorre após adversidades climáticas em 2021 e 2022, como déficit hídrico e geadas durante o ciclo agrícola do país.

A colheita começa em março. As expectativas de aumento da produção estão ligadas aos efeitos positivos do ciclo bienal do setor cafeeiro do país, que consiste na alternância entre anos com grande floração, seguidos de um ano com floração menos intensa.

Essa característica natural, segundo a Conab, permite que a planta se recupere e produza melhor na safra seguinte.

Os dois principais estados produtores são Minas Gerais e São Paulo. Os técnicos mostraram-se particularmente preocupados com este último devido à onda de calor que atingiu o país em Novembro, com temperaturas superiores a 40óC em algumas regiões produtoras. Porém, as chuvas foram bem distribuídas, atenuando os efeitos do calor.

Dos pouco mais de 58 milhões de sacas esperadas para este ano, 70% serão da variedade arábica (40,7 milhões) e 30% da variedade robusta. A área total alocada à cafeicultura no país cresceu 0,8%, para 2,25 milhões de hectares.

A produção mundial de café também deverá crescer este ano em 4,2%, para 171,4 milhões de toneladas, de acordo com o Serviço de Agricultura Estrangeira (FAS) do Departamento de Agricultura dos EUA. O Brasil é o maior produtor mundial de café, seguido pelo Vietnã e pela Colômbia, cujas safras de 2023 foram estimadas em 27,3 milhões e 11,3 milhões de sacas, respectivamente. Os ganhos de produtividade do Brasil poderão ajudar o país a reverter o declínio de 1,3% nas exportações do ano passado.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts