Minha Casa Pre Fabricada

Atividade econômica acelera em novembro após queda de três meses

O índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado um indicador confiável da economia, quebrou uma derrapagem de três meses em novembro e registrou um ligeiro aumento de 0,01 por cento. O resultado ficou abaixo das expectativas do mercado. O London Stock Exchange Group, por exemplo, previa um aumento de 0,1%.

No trimestre encerrado em novembro, o índice de atividade caiu 0,49% em relação aos três meses anteriores, reforçando as previsões de desaceleração da economia brasileira até o final de 2023. No acumulado do ano, o índice subiu 2,19%.

Sinais de que a economia perdeu dinamismo podem ser encontrados em todas as estatísticas recentes. A produção industrial tem permanecido estável, caindo 0,1% nos últimos 12 meses. O setor de serviços, que representa metade dos empregos formais do Brasil e cerca de 70% do produto interno bruto do país, contraiu-se durante três meses consecutivos até outubro.

Ainda assim, leituras recentes levaram os economistas a rever em alta as suas previsões para os resultados do PIB do quarto trimestre de 2023, acreditando que a desaceleração não será tão brutal como inicialmente esperado.

O sector dos serviços, por exemplo, aumentou 0,4% em Novembro, impulsionado por eventos musicais pontuais.

No início de janeiro, os analistas consultados pelo Banco Central mantiveram a sua previsão para o PIB de 2023 em 2,92 por cento – esta foi a última ronda de previsões olhando para o ano anterior.

Em Novembro, o Ministério das Finanças reviu a sua previsão de 3,2% para 3% – a mesma do Banco Central. Tanto o governo como os analistas estão mais optimistas do que instituições internacionais como o Banco Mundial, que espera que o PIB do Brasil cresça 2,6 por cento em 2023.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts