Minha Casa Pre Fabricada

AMLO bancando o Queenmaker enquanto o México elege novo presidente

Embora haja muita atenção e expectativa antes das cruciais eleições nos EUA no final deste ano, a maior votação na América Latina terá lugar neste domingo, ao sul da fronteira. O povo do México irá às urnas para eleger um novo presidente, todos os 628 membros do Congresso, nove governadores e dezenas de milhares de autoridades locais em todo o país.

Esta votação monumental, com mais de 100 milhões de pessoas registadas para votar, determinará o sucessor de um dos líderes mais populares e influentes da região: Andrés Manuel “AMLO” López Obrador, cujo mandato de seis anos como presidente chegará ao fim. termina em 1º de outubro.

Na corrida pelo cargo mais alto, a favorita é Claudia Sheinbaum, uma ex-cientista ambiental de 61 anos e atual prefeita da Cidade do México. Representando o partido governista Morena de AMLO, Sheinbaum tem uma vantagem de 17 pontos sobre seu rival mais próximo, Xóchitl Gálvez.

Também com 61 anos, Gálvez é empresária de tecnologia e ex-senadora, apoiada por uma aliança de partidos de oposição, incluindo o tradicional Partido Revolucionário Institucional (PRI), que governou o México durante a maior parte do século 20, e o Partido de Ação Nacional, de centro-direita. (PAN) que o substituiu no ano 2000.

De acordo com as médias das pesquisas, Scheinbaum tem uma intenção de voto efetiva de 53 por cento, em comparação com 36 por cento de Gálvez e 11 por cento de Jorge Álvarez, o candidato do partido Movimiento Ciudadano (Movimento Cidadão) – embora as distâncias tenham diminuído ligeiramente no últimos dias.

Protegida de AMLO e apelidada de “Dama do Gelo” pelos seus rivais, a Sra. Sheinbaum está prestes a fazer história como a primeira mulher presidente do México e a primeira chefe de estado judia.

Se os resultados correrem como esperado, significaria um grande triunfo para o partido Morena e para o próprio AMLO. Fundada pelo atual presidente em 2014, esta nova coligação de esquerda irrompeu na cena política mexicana para pôr fim a…



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts