Minha Casa Pre Fabricada

A polarização mostra sinais de não diminuir

O Brasil acaba de comemorar o aniversário de um ano dos motins de 8 de janeiro, nos quais hordas de apoiadores radicalizados de extrema direita do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e saquearam o palácio presidencial, o Congresso e o prédio do Supremo Tribunal. Esses eventos resumiram os níveis massivos de polarização política que o Brasil tem visto.

Protestando contra alegações infundadas de fraude eleitoral, esses extremistas lançaram uma tentativa desesperada de impedir que Luiz Inácio Lula da Silva, que havia assumido o cargo apenas uma semana antes, governasse – preparando o terreno para que os militares interviessem e restaurassem o Sr. .

Os tumultos foram a prova do quão polarizada era a sociedade brasileira.

Um ano depois, a situação poderá estar ainda mais polarizada – assim acreditam dois especialistas.

Ouça e assine nosso podcast no seu dispositivo móvel:

Spotify, Podcasts da Apple, Podcasts do Google, Deezer

Este episódio usou músicas de Uppbeat e Envato. Códigos de licença: Aspire de Pryces (B6TUQLVYOWVKY02S), Tension Documentary de cleanmindsounds (ZD9RSLD), Mysterious Waltz de SCOREWIZARDS (QVYUALEC45) e Hunter Seeker de SCOREWIZARDS (PXAENLTFSM)

Neste episódio:

  • Thomas Traumann é analista político e autor. Foi porta-voz da presidência e ministro da Comunicação Social no governo Dilma Rousseff.

Leitura de fundo:

  • Um ano após o ataque à democracia, as instituições celebram a sua rápida resposta ao golpe de Estado. Mas as reformas das Forças Armadas e a regulamentação das redes sociais ficaram em frangalhos e a sociedade brasileira continua dividida.
  • Em janeiro de 2023, dissemos que unificar o Brasil seria o maior desafio de Lula no governo. Até agora, ele não conseguiu fazer isso.
  • O governo Luiz Inácio Lula da Silva lançou um projeto para criar um Museu da Democracia. Já está disponível um repositório digital com uma exposição focada nos tumultos de 8 de janeiro.
  • Quase nada parece afastar os eleitores brasileiros dos seus preconceitos – uma indicação clara da calcificação da política brasileira (que é pior que a polarização). Uma sondagem recente sinalizou esse processo: 90 por cento dos eleitores que escolheram Luiz Inácio Lula da Silva ou Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022 não se arrependem da sua escolha.

Você tem alguma sugestão para nosso próximo podcast Explicando o Brasil? Deixe-nos uma mensagem em [email protected]

Não se esqueça de nos seguir no X e Facebook.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts